O que é o Quebra Pedra?
O Phyllanthus niruri, pertencente à família Phyllanthaceae, conhecido popularmente como quebra-pedra, erva-pombinha, quebra-pedra verdadeiro, quebra-pedra-roxo. Suas folhas são usadas como diuréticas, em afecções do fígado, icterícia, cólicas renais, moléstias da bexiga, retenção urinária e como auxiliar na eliminação de ácido úrico. As raízes são também utilizadas em afecções hepáticas com icterícia e os frutos, as sementes e as folhas em diabetes, para dor nos rins, bexiga, dificuldades em urinar, pedra nos rins e como diurético.
Em sua composição há a presença de flavonóides, lignanas, alcalóides, ácido salicílico e compostos fenólicos nas raízes. Extratos aquosos mostraram efeito hipoglicemiante, ação antibacteriana, antiespasmódica e anticancerígena além de ação antihepatotóxica, hepatoprotetora e antioxidante. Em doses acima do normal pode apresentar ação abortiva e purgativa.
Principais Benefícios:
- Tratamento e Prevenção de Pedras nos Rins: A Quebra Pedra tem demonstrado eficácia em tratar e prevenir a formação de cálculos renais, além de proporcionar alívio aos sintomas dolorosos associados.
- Prevenção de Pedras na Vesícula: Seus benefícios também se estendem à prevenção de pedras na vesícula.
- Auxílio no Emagrecimento: Com propriedades diuréticas, a Quebra Pedra pode contribuir no processo de emagrecimento.
- Alívio dos Sintomas de Azia: A planta pode proporcionar alívio dos desconfortos da azia.
- Melhoria da Prisão de Ventre: A ação da Quebra Pedra pode auxiliar na melhoria da função intestinal.
-Propriedades Analgésicas: Suas propriedades analgésicas tornam-na um aliado no combate às dores.